domingo, 29 de julho de 2012

Decoração Camafeu - Usando molde de silicone Parte I

Decoração de cupcake usando molde de silicone
Tô tão cansada! Estou fazendo um curso que, apesar de estar amando, está sugando até a última gota de energia da minha alma! Sou muito exagerada!!! Hahahahaha.... 
Confessem! Vocês estavam morrendo de saudades dos posts de pasta americana, né? Hoje é especialmente para tirar um dúvida e de quebra ensinar uma decoração bem elegante e fácil usando molde de silicone. A técnica do lacinho que a gente já aprendeu por aqui. Hoje é a primeira parte e amanhã ou depois a segunda parte aparece por aqui. Hoje nem tem muito blá, blá, blá... vamos direto para o que interessa.
Decoração de cupcake usando molde de silicone

Gummie ou molde se silicone são uma mão na roda! Achamos facilmente em casas de artigos de confeitaria ou papelarias que tem material de biscuit. Quando eles são bem feitos e de qualidade dão um acabamento perfeito a decoração. Antigamente me deram uma dica de passar amido de milho ou açúcar de confeiteiro no molde para a modelagem soltar facilmente. Maior furada pois o pozinho fica entre os detalhes e detona o acabamento perfeito. A dica é untar "mega" levemente com um pincel ou com o dedo, quando der, com um "pouquitiquico" de gordura vegetal. Tcharam!!! Você nunca mais vai rasgar seu gummie durante um acesso de raiva... (entenda, eu fiz isso!)
Outra dica preciosa: Usou? Lave com água morna e sabão, deixe secar e guarde. Além de ser higiênico ajuda a conservar o silicone.
Decoração de cupcake usando molde de silicone

1ª Etapa - Cobrindo o cupcake. 
Decoração de cupcake usando molde de silicone

Essa todo mundo está craque, né? Se a pasta estiver grudando no rolinho passe um tiquinho de nada de açúcar de confeiteiro por cima com um pincel e passe o rolinho. Use o cortador com 6cm de diâmetro.

2 ª Etapa - Preparando o molde
como usar um molde de silicone com pasta americana

Passe uma fina camada de gordura vegetal no molde. Fina mesmo! Não passe muita pois além de cobrir alguns detalhes depois vai ficar impossível pintar a pasta se você quiser.

3ª Etapa - Fazendo o molde
Decoração de cupcake usando molde de silicone

Faça uma bolinha, pressione com os dedos ou rolinho de pasta e já destaque do molde. Para remover nada de ficar deixando secar de um dia para o outro.  Se o molde for muito cheio de detalhe ou se estiver muito difícil de sair leve ao freezer por 15 minutos e destaque. Deixe secando sobre um papel toalha.
Mas pera aí pasta não combina com geladeira e freezer, né? Ok, mas essa pasta não está aplicada a um bolo recheado e úmido e não é pasta americana para bolos é para flores. (Lembra que a gente já viu isso aqui?). Agora sim, você pode deixar secando o molde ou aplicar imediatamente. Eu gosto de deixar secando sobre um papel toalha. Depois de seco você pode guardar em um pode bem lacrado e guardar em local seco e fresco por até 3 meses. Mas lembre-se a pasta americana escurece um pouquinho ao londo do tempo.
Dica
Outra opção é passar uma fina camada de pó perolado, prata, dourado ou até mesmo colorido no molde de silicone e moldar a pasta americana. A vantagem é que a modelagem já sai perfeitamente colorida e você não tem que se preocupar em pintar depois e espalhar o pó por aí como a Sininho ou Tinker Bell... não sei por que essa onda de falar o nome original dos personagens. Sininho é tão fofinho!
Decoração de cupcake usando molde de silicone

Olha só a diferença do perolado para o natural
Decoração de cupcake usando molde de silicone

42 comentários:

  1. Diviiiiino Sam!!!!! Que chique!!!!!
    Agora que vc falou, eu não sabia que tinha pasta pra bolo e pra flores não??? A gente acha pra comprar, tipo da Arcolor mesmo????

    Tenho umas pombinha de silicone que eu nuuunca consegui fazer perfeiras, pode ser pq eu estava usando a massa errada!!!!

    vc sempre salva o mundo da genteee!! <3 <3 <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aninhaaaaa!!! A Arcolor e a Marcela Sanchez tem pasta para flores que por sinal são as únicas que eu compraria! Hahahahaha... bicha nojenta, né?! Ela é boa para usar com cricut cake também. Bjks e boa semana!

      Excluir
    2. Ooopsss... já estou na intimidade te chamando de Aninha! Hahahahaha... desculpe-me. Mas eu tenho mania de me referis as Anas carinhosamente. Bjks

      Excluir
  2. Que coisa mais linda, Sam ta de parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Sam isso ficou GLAMUROSO demais!!! De onde vem tanta criatividade?? Parabéns mais uma vez!!! Bjokas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viviiiiiii, tô respondendo as suas perguntas agora!!! Desde o dia que eu vi esse molde de camafeu eu pirei para fazer algo com ares Art Nouveau! Bjks

      Excluir
  4. Sam... Parabéns... ficaram lindos os dois cupcakes!!1 Eu fiz um curso de decoração com pasta americana não faz mt tempo e não vejo a hora de começar a treinar várias decorações em casa. ótima semana e mais uma vez, PARABÉNS!
    Beijos Talita

    ResponderExcluir
  5. Q lindo Sam!!! Super Chiq para uma festa de casamento neh, adorei!
    Uma perguntinha: O pó perolado coloca depois da gordura vegetal???

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Quando você passar o pó será só o pó. Nada de gordura. Bjks

      Excluir
  6. Oi Sam !! muito lindo esse cupcake.Tenho uma dúvida, pode-se usar qualquer molde de silicone para fazer pasta americana?? vejo uns lindos nessas casas que vendem produtos para biscuit, mas sempre fico com essa dúvida. Outra coisa, com quantos dias de antecedência posso fazer esses apliques?? Obrigadinho pela atenção...Boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neidinha, você pode usar esses moldes que vende em casa de material para biscuit sem problema algum. Sobre a anteced~encia e como armazer tá escrito lá no post. Bjks e boa semana.

      Excluir
  7. Muito bom seu post! as fotos ficaram bem detalhadas...
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, Silvia. Que bom que as fotos agora estão colaborando direitinho! Bjks e boa semana!

      Excluir
  8. Lindooo Sam,ainda bem que mesmo cansada sua cabecinha funciona a mil trazendo lindas ideias pra gente, bjoos
    Thaynara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fale... o cansaço está quase me vencendo! Bjks e boa semana!

      Excluir
  9. Adorei este post! O cupcake ficou lindo!

    ResponderExcluir
  10. Oi Sam, adorei suas dicas e melhor ainda com as fotos. Não deixe de publicar, suas dicas são essenciais.
    Que bom que voltou. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mayra, pode deixar que sempre quando puder colocarei as fotos aqui! Bjks

      Excluir
  11. Oi Sam,
    Lindo este molde, eu tenho um em casa, mas ainda nao tive a oportunidade de usar.
    Sam, tira uma duvida minha por favor. Se eu misturar a CMC na pasta americana comum sera que da o mesmo efeito que comprar a pasta pra flores??? Aqui pasta americana eh barata, mas um pacotinho de 200gr desta pasta elastica pra flores custa em media de 20.00 euros. No momento tenho me virado com o CMC, mas nao sei se da o mesmo efeito. O que vc acha???
    Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, querida! O mesmo efeito não dá mas é um paliativo. Vou ver se passo aqui a receita de uma massa de flores bem boa que eu tenho. Bjks

      Excluir
    2. Huuummmm que vai ser bom demais!!! rsrs

      Excluir
  12. Lindooooo demais ficou esse hein Sam!amei...

    essa semana fiz meu primeiro teste com os gummies!
    Ficou bom tambem, mas não tão lindão como esse seu!hahaha

    Ta fazendo curso na area de gastronomia mesmo?

    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lorena. Estou fazendo um curso maravilho e preparando o meu futuro. Bjks

      Excluir
  13. Oi Sam. Esses enfeites não estão duros na hora de comer? Bjokas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vivi são enfeites e apesar de serem feitos com açúcar quase ninguém come. Se você fizer com muita antecedência vai ficar bem duro e se for de véspera fica com uma casquinha e o interior macio. Bjks

      Excluir
  14. Ficaram lindos! Você é um talento, além de muito generosa.
    Ah, sabe porque eles começaram a usar o nome original dos personagens? Para facilitar a distribuição de produtos licenciados. Daí fabricam na China um monte de "Kermit the frog", "Pooh" e "Tinkle Bell" e mandam para o mundo todo. Não é uma tristeza?! Nada fofinho! =(
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  15. Sam! Ficaram lindos seus cupcakes... amei a combinação de cores, perfeitas! Beijão e boa semana!
    Eveline

    ResponderExcluir
  16. Sam só você mesmo para postar uma delicadeza maravilhosa como esta.Perfeito, delicado e, sem palavras.Ta lindo dimais.Beijos e boa semana.

    ResponderExcluir
  17. Muito fino e delicado, apesar de eu não gostar de pasta americana, por ser deveraaaaas artificial! Se consegue um zilhão de decorações com a pasta americana, é bem verdade, pena que o gosto seja intragável. Mas o teu trabalho com a pasta é sempre um colírio para os olhos, parabéns de novo!

    ResponderExcluir
  18. Oi, quero apenas dizer que adoro seu blog e venho aqui todos os dias pego muitas receitas e inspirações, mas nunca tinha comentado, é até feio pegar e nem agradeçer.... aproveito para agradecer imensamente a vc... aqui tudo é lindo... obrigada mesmo...
    Tatiane.

    ResponderExcluir
  19. Lindo demais! Show seus posts como sempre! Obrigada! BJS

    ResponderExcluir
  20. Lindo Sam...
    Mas não estou nesse nível..rs
    Beijos,
    Déa Prado.

    ResponderExcluir
  21. que liiiindoo! adorei :D não sabia que tinha esses rolinhos pra estampar ... parece biscuit né? rsrs fiz o curso de biscuit, comprei as coisas pra fazer, é tão engraçado leva a massa na panela pra cozinhar igual brigadeiro até soltar rsrs, mas até hoje não fiz pois n tenho as forminhas de bolachas ;/ ainda quero fazer um curso de confeitar, acho tão lindo rsrs uma linda semana pra vc! kisses :*

    http://fabulousstylish.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Comentários fofinhos!!!