terça-feira, 23 de agosto de 2011

Conversando sobre silpat, folha de silicone...

Dando continuidade ao nosso papo sobre utensílios... das invenções modernas para quem ama cozinhar ouso a dizer que o silpat habita o top 10. O silpat é uma folha de silicone, antiaderente e multi-uso. Nada gruda nela, nada! O caramelo fica soltinho (foto), o macaron solta com facilidade, as frutas gratinadas soltam da forma sem neura... é um luxo! É só colocar por cima de uma assadeira e pronto! As folhas tem tamanhos variados e o meu conselho é que você compre casadinho com uma forma que comporte exatamente a folha de silicone. Silpat é o nome da marca original francesa mas hoje no mercado tem genéricas excelentes. O precinho é salgado a folha de 40x30cm  custa  de R$ 60,00 a R$ 120,00. O melhor do silpat é que é lavável, para reutilizar é só limpar e está pronta para uma nova fornada! Outra boa vantagem é que o silpat aguenta altas e baixas (-40 a 400°C) temperaturas e assa por igual. Eu não abro mão da minha folhinha velha de guerra por nada!

5 comentários:

  1. Sou louca pra comprar uma Sam! Mas aqui em SP é mto caro! Mto mesmo! Nunca tentei fazer macarons por causa da falta dela!
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  2. Querida Sam,
    Seu blog é a coisa mais deliciosa de acompanhar!! A cada dúvida eu sempre venho aqui para saber se você já não tratou do assunto, e é claro na maioria das vezes sim.
    Beijos fofos

    ResponderExcluir
  3. Adoro Silpat, tanto que estou planejando um sorteio no Meu Canto e ainda estou decidindo o premio, mas na lista conta o Silpat!!
    Eh mesmo maravilhoso!

    ResponderExcluir
  4. Olá, pessoa fofa! Eu descobri há pouco tempo o EBay (eu sei, sou lenta!), semana passada fiz minha segunda comprinha, agora tudo que é importado e caro eu olho lá. Claro que fui pesquisar o preço do Silpat e, olha, encontrei até por 15 dólares (produto + envio)! Esse era fora da embalagem original, mas, mesmo assim, com a baixa do dólar, acho que sai mais barato comprar assim! Adorei a dica, outro dia ouvi falar nele e nem dei muita atenção... agora vou colocar na lista de investimentos pra minha cozinha!! :D
    Bjos e obrigada!!!

    ResponderExcluir
  5. Sam, esta francesinha é um luxo mesmo e se torna cada vez mais indispensável prá quem gosta de se arriscar na cozinha. E neste post vc tira todas as minhas dúvidas sobre temperatura, preço, utilidade e vantagens. Tudo bem, é carinha mas se quem tem não se desfaz dela, então vale a pena adquirir uma. Boa dica, adorei! Beijos

    ResponderExcluir

Comentários fofinhos!!!