quinta-feira, 22 de julho de 2010

Mocha Cupcakes

Eu sou uma vizinha muito fofa!!! Hahahaha!!! Gosto de ter aquele costume de antigamente onde os vizinhos sempre aparecem com delícias ainda quentes para tomar um café e ter um dedo de proza no muro.  Minha querida ex-vizinha Taninha era vítima frequente das minhas aparições gastronômicas pena que ela mudou para o bairro vizinho mas ainda assim insisto no hábito e vez ou outra bato na porta dela com a cestinha recheada. Hoje acordei com uma saudade danada e fiz logo cedo os cupcakes para comer de sobremesa com ela! Ela como boa mineirinha ama café e correu um risco imenso e quase fica sem nenhum cupcake pois eu caí na besteira de experimentar e distribuir para alguns vizinhos e todo mundo quis mais um.
Vamos aos detalhes do pecado... mocha pra quem não sabe é uma bebida com café, como o capuccino, mas que leva cacau em sua formulação resumindo "muito" é o seguinte café expresso + leite evaporado (aquele da cafeteira chic) + cacau.

Mocha Cupcakes
Adaptado do livro Martha Stewart´s Cupcakes
Rendimento 24 unidades na forminha 0
Ingredientes
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1/4 de xícara de maisena
- 2 colheres de sopa de cacau em pó alcalino
- 1/2 xícara de manteiga sem sal
- 1 e 1/2 xícara de açúcar mascavo (bem apertadinho na xícara)
- 2 ovos
- 1 colher de chá de extrato de baunilha
- 1 colher de chá de bicabornato de sódio
- 1 colher de chá de fermento
- 1 pitada de sal
- 3/4 de xícara de café feito na hora ainda morno
- 1 colher de sopa de café em pó solúvel
- 1/2 xícara de creme de leite misturado com 1 colher de sopa de suco de limão (sour cream)

Modo de preparo
1) Pré aqueça o forno a 180°. Coloque as forminhas de papel na assadeira de cupcakes. Peneire todos os ingredientes secos juntos (menos o cacau)  3 vezes.
2) Em uma batedeira bata, em veloxidade alta, a manteiga com o açúcar e os ovos até ficar fofinho.
3) Em uma tigelinha misture o café, o café solúvel e o cacau. Reserve.
4) Misture o creme de leite a mistura de ovos e bata bem até incorporá-lo. Acrescente alternadamente os ingredientes secos e a mistura de café. Bata pouco mas o suficiente para que a mistura fique homogenea.
5) Preencha 2/3 das forminhas e leve para assar na grade do meio do forno. Asse até que um palito saia limpo ou use seu sexto sentido.
6) Deixe esfriar ainda na assadeira por 10 minutinhos depois transfira para uma grade até esfriar completamente.

Recheio de doce de leite argentino

Aí vem a maldade maior... eu sou apaixonada por esse doce de leite argentinho La Salamandra. Se você tiver a oportunidade compre-o porque é excelente e não é caro!
Eu usei mais ou menos 250g de doce de leite para rechear.
Eu cavei o miolinho como já vimos aqui.
Coloquei uma generosa colher de doce de leite, tampei e fiz o acabamento.

Coffee Buttercream
Rendimento: Cobri os 24 cupcakes com essa quantidade de cobertura
Ingredientes
- 200g de manteiga sem sal
- 3/4 xícara de glaçucar mega peneirado
- 1 e 1/2 colher de sopa de café em pó solúvel
- 2 colheres de água morna
- 1/4 de xícara de creme de leite
Material:
Bico 1C da Wilton e saco de confeitar descartável

Modo de preparo
1) Em uma batedeira em velocidade alta bata a manteiga com o açúcar até ficar fofinho, uns 10 minutos aproximadamente.
2) Em uma tigela dissolva o café na água e acrescente o creme de leite. Reserve.
3) Misture o creme de café a manteiga e bata por mais uns 5 a 6 minutos até ficar bem cremosinho.
4) Empregue como desejar. Eu fiz a voltinha (que aprendemos aqui) com bico 1C. Peneirei uma misturinha de cacau em pó com canela por cima e na falta de torrões de café salpiquei um granulado quadradinho.

Você já está participando do sorteio do livro "Martha Stewart´s Cupcakes"? Ainda não? Clique aqui e participe logo! Bjks

9 comentários:

  1. Que delícia esses cupcakes! Lindamente decorados com a cobertura!
    Esse doce de leite é uma perdição, mesmo. :)

    ResponderExcluir
  2. Olá Sam!

    Amei o cupcake.... Vc está dando um show nas suas alinhas, tudo lindoooo
    Mais me desculpe a ignorancia, o que é cacau em pó alcalino?

    Bj grande querida
    Dayane Bastos

    ResponderExcluir
  3. Fernanda Botelho - MG22/7/10 9:05 PM

    Poxa! Legal você colocar o bico que você usa. As vezes a gente fica perdidona. Estou in love com o blog! Bjks

    ResponderExcluir
  4. Um luxo esse cup.....bem pra adulto e chique...arrasou DE NOVO eheheh..beijossss

    ResponderExcluir
  5. Dayane, peraí que eu vou fazer um post explicando o cacau! bjks

    ResponderExcluir
  6. Gente, meu amigo quando comeu o cupcake disse que finalmente eu tinha feito um cupcake "pra macho"! Hahaha... sendo assim fica aqui uma sugestão para o dia dos pais.
    Bjks

    ResponderExcluir
  7. Ahhh, eu sou louca por cupcake!
    Estou feito uma louca proceurando uma receita de buttercream de doce de leite e não encontro.

    Comi um cupcake de baunilha com a cobertura de buttercream de doce de leite e, apesar de eu não gostar de doce de leite, achei uma DELÍCIA!

    Você tem alguma receita?!

    Bjos.

    ResponderExcluir
  8. Seu blog é perfeito!! Amei tudo!!! beijos

    ResponderExcluir

Comentários fofinhos!!!