sábado, 10 de julho de 2010

Bicos, biquinhos e bicões para confeitar!


Eu sou uma pessoa bicuda! hahahaha... bicuda mesmo! Eu faço biquinhos! Mas não é disso que eu quero falar e sim de bicos de confeitar! Essa onda de cupcakes é legal pois resgatou o uso doméstico de bicos. Antigamente todo mundo tinha uma coleção bem básica de bicos em casa e hoje em dia é raridade e com o cupcake o uso de bicos voltou a moda. Êhhhhhhhhhhh!!! Ponto para as produções caprichadas que saem das nossas cozinhas!!! Eu sempre tive mania de bico e tenho uns que comprei há um tempão acho que dá um charminho fofo nas minhas produções gastronômicas. Como tudo nesse mundão é necessário prestar atenção em alguns detalhes para o seu bico durar gerações!
Na hora de comprar:
- Verifique se o bico está em perfeito estado, se é inoxidável, se está sem pontos de ferrugem e sem qualquer amassadinho!!! Verifique se as pontas estão certinhas e se estão alinhadas. Tenha certeza pois esses dois últimos ítens fazem toda a diferença! Peça para a vendedora empacotar direitinho e em separado. Transporte com cuidado.
Na hora de armazenar:
- De preferência armazene os bicos em pé  pois ajuda a prevenir amassadinhos na base. Algumas lojam vendem uma caixinha própria ou você pode colocá-los em um potão de plástico retangular em pé e organizados por tipos para facilitar a sua vida, por exemplo.
- Guarde os bicos sempre secos pois nem todos os bicos são de inoxidáveis e também para prevenir manchas e bolores.
Na hora de limpar
- Lave os bicos usando uma escovinha, ou uma buchinha pequenina em água morna com sabão. Depois deixe os secar ou seque com um papel toalha com um pinguinho de ácool se for usar em seguida. Pelo sim, pelo não... eu ligo o forno e deixo os meus bicos secando um pouquinho no forno e depois eu guardo. Apenas do bico ser inoxidável eu faço isso para manter sem umidade e bem limpinho. Pra quem não tem certeza se o bico adquirido não enferruja é uma boa opção.
Na hora de consertar
As vezes o bico amassa! Fazer o que? Consertar, uai! Algumas lojas vendem um cone de plástico bem rígido que ajuda a consertar bico estrela, pitanga... dá uma olhada no cone e vê se você tem alguma coisa parecida em casa, senão compra! Eu uso um cone de fazer casquinha de sorvete que eu tenho por aqui. Olha que dica tosca a minha! O mais importante aqui é você se valer da sua habilidade mas se você já é sabedor que não tem habilidade alguma não futuque o bico tentando concertá-lo!!! Leve-o na loja que vende esse tipo de material que eles dão um jeitinho.
Mas vem cá? Que bico eu compro?
Hummmm.... vejamos.... Compre o que você tem vontade de fazer (voltinha, florzinha, folha, escrever nomes, bolinha.... nas lojas geralmente tem um catálogo de bicos e exemplos) ou um bem básico se você ainda não tem intimidade com o bico. Não sai comprando por comprar! Deixe a sua relação com os bicos fluir naturalmente. Compre um bico estrela tipo 1M, 2C ou 2E... para início de conversa. Hoje em dia tem muito bico bacana e fácil de usar com o tempo a gente vai conversando e descobrindo os bicos e você vai aprendendo por aqui e por ali até se tornar craque ou até fazer o que você quer e ponto final. Bjks

2 comentários:

  1. Carolina Lima-PR11/7/10 11:01 AM

    Tanta informação interessante! Poxa! Que legal! Vou dar o primeiro passo vou comporar esse 1M.

    ResponderExcluir
  2. Oi Sam!
    Tudo bem?
    Como sempre, com várias dicas pra ajudar nós leitoras, né? Parabéns!
    Você disse que está no Rio pra fazer uns cursinhos, né? Tem algum lugar legal que você indique pra aprender a fazer "o melhor cupcake do mundo" (como vc diz!! rs) ?
    Outra coisa, queria te mandar um e-mail pessoal? Se puder, mande um e-mail pra mim: marciarochafigueiredo@gmail.com. :)

    Bjs,
    Marcia.

    ResponderExcluir

Comentários fofinhos!!!